Cadeira
Acadêmicos Imortais
UF
MINICURRICULO
Eduardo Henrique De Rose
Cadeira 01
Porto Alegre/RS
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/Brasil (1966), doutorado “cum laude” em Medicina e Cirurgia pela Universita degli Studi La Sapienza de Roma/Itália (1991) e doutorado “cum laude” em Medicina pela Universität zu Köln de Colonia/Alemanha (1985), além dos cursos de especialização em Medicina do Esporte (UFRGS), em Educação Física, Saúde Escolar e Recreação (UFRGS) e Medicina e Biologia do Esporte pela Université de Tours/França, titulado em Medicina do Esporte pela Deutscher Sportarztbund da Alemanha. É membro da Comissão Médica e Científica do Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1984, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 1987, e foi Presidente da Comissão de Combate ao Doping do Ministério da Saúde desde sua criação
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães
Cadeira 02
Florianópolis/SC
Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Especialista em Gerontologia pela mesma Universidade, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Atividade Física e Saúde e Doutora em Motricidade Humana na área da Saúde e Condição Física pela Faculdade de Motricidade Humana – FMH/Universidade de Lisboa. Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora nos cursos de Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) do CEFID/UDESC na linha de Pesquisa Atividade Física e Saúde. Pesquisadora e vice coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa – LAPLAF/CNPq. Coordenadora do Programa de Extensão Ritmo e Movimento. Membro do BPaRkI- Iniciativa Brasileira de Reabilitação na doença de Parkinson; do Laboratório de Oncologia e Exercício – LabOne e da Sociedade Internacional de Atividade Física e Saúde – ISPAH.
Orlando Ferracciolli Filho
Cadeira 03
Brasília/DF
Prof. Orlando Ferracciolli Filho, nasceu em 19/05/1951. Graduado em Educação Física e pós-graduado Atletismo e Administração e Organização Esportiva, Alemanha RFA/1984. Possui MBA em Gestão do Esporte, Gestão Estratégica de Negócios e MBA Executivo em Marketing. Foi coordenador Geral de Esporte e Rendimento, Coordenador Geral do Desporto Educacional e Chefe de Divisão no INDESP. Atuou também na Secretaria de Desportos no Ministério da Educação e do Desporto em 1994. Teve participação ativa em diversas comissões tais como Membro titular do Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal – CONEF/DF (2014-2018); Membro da Comissão de Combate ao Dopping (2009); Suplente em Grupos de Trabalho Interministerial Para elaboração Plano Estratégico e Definição Ações da Competência do Governo Federal, exigência FIFA para a Copa do Mundo 2014; Membro da Comissão de Clubes Esportivos Sociais (2004); Recebeu homenagens do Laboratório de Pesquisa Sobre Gestão do Esporte GESPORTE (2018); Medalha de Mérito Troféu Chico Piscina outorgada pela Associação Esportiva Mocoquense e Medalha Prof. Alamir Casarin, outorgada pela Delegacia da FIEP/RR em 2022.
Claudio Augusto Boschi
Cadeira 04
Belo Horizonte/MG
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976). Empresário; Consultor em Administração Esportiva; Membro do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF (2000); Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – CREF6/G (1999); Professor Universitário – Ética Profissional em Educação Física, Legislação Esportiva, Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Políticas Ambientais Desportivas; Presidente do Instituto Casa da Educação Física (2000); Membro-Convidado do Conselho dos Dirigentes de Instituições Superiores de Ensino em Educação Física em Minas Gerais – CONDISEF/MG (1999); Editor de Publicações Técnico-científicas na área de Educação Física, Esportes e Lazer; Foi Delegado em Minas Gerais da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva – FIEPS (2006); Presidente do Colégio de Presidentes de CREFs e CONFEF (2008); Membro da Comissão de Direito Desportivo OAB/MG (2010). Desde janeiro de 2021, Presidente do CONFEF – Conselho Federal de Educação Física.
Vera Lúcia de Menezes Costa
Cadeira 05
Rio de Janeiro/RJ
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF)(1999). Livre Docente em Educação Física – Didática do Ensino Superior – Formação Profissional pela UGF. Foi consultora da Universidade Veiga de Almeida junto à Pro Reitoria de Graduação e Rede Ilumno. Professora Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da UGF. Consultora de Esporte Educacional na TREVO; e do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) SME –RJ. Consultora da Revista do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF até 2020. Comissões Avaliadoras de Condições de Ensino em Cursos de Educação Física no ano de 2002 pelo MEC.
João Batista Andreotti Gomes Tojal
Cadeira 06
Campinas/SP
Graduado em Educação Física. Doutor em Motricidade Humana – FMH – Univ. Técnica de Lisboa- Portugal. Criador e primeiro diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp – 1985/1990. Criador do 1º Curso de Bacharelado em Educação Física do Brasil. Ex- Pró-Reitor de Extensão da Unicamp. 1990/1994; Criador e Ex-Presidente do Conselho dos Dirigentes das Escolas de Educação Física do Estado de São Paulo – CONDEFESP; Criador e primeiro Presidente da Sociedade Internacional de Motricidade Humana – SIMH. Ex-Vice-Presidente do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Gestão 08/11/1998 a 28/12/2020. Presidente da Comissão de Ética do CONFEF. 1999/2012; Membro Efetivo do Conselho nacional de Esporte – CNE – 2009/2013; Membro da Comissão de Especialista em Educação Física da SESu – Parecer CNE/CES 058/2004 e Resolução CNE/CES 7/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação (Bacharelado) em Educação Física. Membro da Comissão de Especialistas junto ao INEP para elaboração do ENADE – 2004; Criador e Diretor Presidente da Associação Esporte Abraça Campinas.
Dirce Maria Corrêa da Silva
Cadeira 07
Vitória/ES
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-1987), Mestre em Educação (UFES-1996) e Doutora em Ciência do Exercício e do Esporte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ- 2015). Servidora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Vitória, com atuação nas áreas de Educação Física Escolar e na Gestão Esportiva. Estudos nos seguintes temas: história, Educação Física, gestão esportiva, prática profissional e clubes. Membro Efetiva da Academia Brasileira de Educação Física.
Paulo Henrique Azevêdo
Cadeira 08
Brasília/DF
Professor Associado IV da Universidade de Brasília(UnB), onde atua desde 1994. Graduado em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física (1985), graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco (1982), graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2004). Membro de Notório Saber Esportivo do Conselho de Educação Física Esporte e Lazer do Distrito Federal (2012-2018). Foi avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação. Orientador do mestrado da Universidade de Évora, Portugal, como professor convidado. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em gestão do esporte, esporte, gestão da carreira profissional e formação acadêmica. Idealizou e coordena o blog GESPORTE (http://gesporte.blogspot.com/) e o site GESPORTE (http://www.gesporte.net/). Foi um dos criadores e Coordenador Geral do Programa Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP). Coordenou 132 eventos técnico-científicos internacionais, nacionais e regionais.
Jairo Sidnei Bianchi Peres
Cadeira 09
Goiânia/GO
Graduado pela Escola Superior de Educação Física de Goiás – Esefego, em 1.965; Mestrado em Ciências do Esporte, pela Universidade de Frankfurt/Main – Alemanha, de 1.978 a 1.981; Professor de Ginástica Artística e Atletismo na Esefego,Goiânia, de 1.966 a 1.997; Professor de Ginástica Artística e Atletismo, no IFG, em Goiânia, de 1.974 a 1.994; Professor de Ginástica e Atletismo, no Centro Universitário Evangélica, em Anápolis-Go., de 2.000 a 2.008; Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho Regional de Educação Física Goiás/Tocantins – Cref14, de 2.006 a 2.018; Jornalista, com Registro Ministério do Trabalho e membro da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional de Goiás.
Carlos Alberto Eilert
Cadeira 10
Cuiabá/MT
Graduado em Educação Física pela UFMT/MT, Mestre em Educação Física pela FEF/UNICAMP-SP. Foi acadêmico da 1ª turma de Educação Física da UFMT. Já́ atuou como professor e Chefe de departamento do curso de Educação Física da UFMT. Já atuou como membro e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, fez parte do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Estadual de Esporte de Lazer do Estado de Mato Grosso. É reconhecido cidadão Mato-grossense e Cuiabano. foi presidente do sindicato ADUFMAT/UFMT. Fundador e primeiro presidente do sindicato SINPEFE/MT, Conselheiro Regional de Educação Física CREF11-MS/MT, Conselheiro fundador e Primeiro Presidente do CREF17/MS. É Vice-presidente do CONFEF e Conselheiro Nacional de Saúde/CONS.
Rodrigo Barbosa Terra
Cadeira 11
Campo Grande/MS
Secretário Municipal De Desenvolvimento Econômico, Ciência E Tecnologia E Agronegócio, tem formação em gestão de planejamento e atua em políticas públicas. Mestre em Educação, doutor em Ciência do Exercício do Esporte, presidiu a Fundação Estadual de Esporte e Lazer MS e foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer de MS. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte e Lazer e foi membro do Conselho Nacional de Esportes. Até março de 2021 esteve à frente da Fundação Municipal de Esportes. Em 2019 foi indicado como imortal na Academia Brasileira de Educação Física, assumindo a cadeira de número 11.
Terezinha Goretti Sencio Paes Agostini
Cadeira 12
Palmas/TO
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina em 1982; curso técnico em Natação e Basquetebol (1983) e Ginástica Olímpica Feminina (1984); especialista em Educação Física Escolar (1984) e em Neuropedagogia e Psicanálise (2007). Pioneira em Natação para Bebês e Hidroginástica feminina no norte do Paraná (1984). Atua no Tocantins desde 1998 com hidroterapia, hidroginástica e natação infantil. Concursada na Prefeitura Municipal de Palmas como professora de Educação Física (2004), colaborou na criação da metodologia do plano de ação da disciplina de natação das Escolas Municipais de Tempo Integral e na elaboração do DCT da disciplina de natação nas escolas de Palmas- TO. Atualmente ministra aulas de natação para o ensino fundamental.
Antônio Barroso Lima
Cadeira 13
Fortaleza/CE
Graduado pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA), SP. Técnico Desportivo com especialização em Natação FEFISA – SP. Tecnologia Educacional para o Ensino Superior Faculdade de Filosofia de Fortaleza (FAFIFOR) Bases Científicas do Treinamento Desportivo Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutorado em Ciência do Desporto, Portugal. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Ingresso no magistério 1974 – 1976. Colégio Pyamarta do Montese e 1976 – 2001. Academia de Polícia Militar Edgard Facó (APMCE). 1974 – 2001. Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 1975 – em diante: Universidade Federal do Ceará (UFC). Ingresso em Clube Desportivo como técnico, Esporte Clube Pinheiros – SP, Náutico Atlético Cearense – CE, BNB Clube de Fortaleza – CE. Produção Intelectual 49 artigos, 51 resumos, 03 livros publicados. 08 capítulos de livros e 60 apresentações de trabalhos e palestras.
Carlos Airton Moraes Sanches
Cadeira 14
Imperatriz/MA
Graduado em Educação Física – Universidade Federal do Maranhão (2000). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UEMA). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(UNISINOS)(2019). Atua desde 1989. Foi professor e coordenador do Curso de Educação Física da UNISULMA – (2007 a 2021), Professor do Curso de Fisioterapia na mesma instituição na disciplina Fisiologia do Exercício. Atualmente é professor de Educação Física do Estado do Maranhão. Foi professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Imperatriz (2004 a 2019). Tem vasta experiência na área de Educação Física, ênfase em Formação de Professores, Educação Física e Esporte Escolar, Fisiologia do Exercício, atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Nível Superior, Educação Física, Educação Física Escolar, Desporto Escolar Coletivo e Individual, Cursos e Oficinas na Área de Atividade Física.
Edison Francisco Valente
Cadeira 15
Maceió-AL
Graduado em Filosofia e História pela Universidade Federal do Amazonas (1973), Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (1979), Especialista em Esporte Para Todos pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993) Post Graduated at International Olympic Academy – Greece (1994), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Professor titular aposentado do CEFET-AL (2006); professor titular da Universidade Estácio de Sá/Faculdade de Alagoas (1999-2011), Coordenador do Curso de Educação Física da ESTÁCIO/FAL (2001-2011), Consultor da SEMTEC/Ministério da Educação (2000-2005), Professor convidado do mestrado em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador responsável pelo Núcleo de Pesquisa em História do Esporte, Lazer e Educação Física da Faculdade de Alagoas (2004-2011), coordenador do projeto “Atlas do Esporte em Alagoas”, Professor de Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade de Alagoas (1999-2009), Coordenador do Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq/FAL (2006-2011). 2° Vice-presidente da Seccional Alagoas do CREF12/PE-AL (2008-2012); Conselheiro Regional do CREF12/PE-AL (2012-2016); 2° Secretário do CREF12/PE-AL; 1° Vice-Presidente do CREF19-AL. (2017-2018); 1° Tesoureiro do CREF19-AL. (2019).
Rogério Castelo Branco da Silveira
Cadeira 16
Teresina/PI
Graduado em Educação Física pela UFPI, Especializado em Educação Física e Desporto Escolar e aperfeiçoamento em Organização Desportiva pela Escola Nacional de Treinadores de Berlim na Alemanha; Mestre em Ciências de Engenharia de Produção pela UFRN e Doutor por Reconhecimento de Saberes e Competências CAPES/MEC/IFPI. Professor de Educação Física aposentado da UFPI e do IFPI onde assumiu vários cargos de gestão e administração. Foi Delegado Regional da FIEP no Piauí e hoje Delegado de Honra, representante do Nordeste no Comitê Brasileiro. Cruz de Prata da FIEP Mundial e Medalha Silvio Raso. Diretor do DEFID na SEDUC Piauí por 8 anos. Condutor da Tocha Olímpica Rio 2016. Delegado do REAA no Piauí 2017.
Antonio Cesar Cabral de Oliveira
Cadeira 17
Aracaju/SE
Graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1978), especialista em Ciências do Esporte pela UFPe (1980), mestre em Bases Biomédicas da Educação Física pela UFRJ (1985), doutor em Ciências da Atividade Física e do Desporto – Universidad de León (2001) e pós-doutor pela Universidade Gama Filho (2012). Professor Titular, aposentado, da Universidade Federal de Sergipe, tendo atuado nos cursos de licenciatura em Educação Física, graduação em Ciência da Atividade Física e do Esporte, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde e mestrado em Educação Física. Ademais, foi fundador e coordenador do NUPAFISE – Núcleo de Pesquisa em Aptidão Física de Sergipe e do PPGEF – Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFS. Desempenhou na UFS funções de Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Vice-Diretor e Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, foi membro dos Conselhos de Ensino e Pesquisa (CONEP) e Conselho Superior (CONSU). É integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cineantropometria, Treinamento Desportivo e Atividade Física e Saúde.
Iguatemy Maria de Lucena Martins
Cadeira 18
João Pessoa/PB
Profissional de Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto/Portugal. Professora Associada, aposentada, da Universidade Federal da Paraíba. Ao longo da sua carreira, a Professora Iguatemy ocupou as seguintes funções: Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Diretora do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior da Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação.Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Pró-Reitora de Administração da Universidade Católica de Brasília – UCB. Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região – CREF10/PB.Conselheira Federal do CONFEF. Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CONFEF. 2ª Vice-Presidente do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Representante do CONFEF junto à Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde.
José Pinto Lapa
Cadeira 19
Recife/PE
Graduado em Educação Física-ESEFPE 1962 Administração Pública-UFPE, Pós-Graduação: Técnica Desportiva: Voleibol-USP. Natação: Escola Educação Física Santos, Aperfeiçoamento: Natação UFPE-Administração Escolar CETBUNB, especialização: Macro Planejamento Educacional-CETB UNB. Professor de Educação Física( Amapá/Recife/São Paulo). Ensinos-Fundamental-Superior- Graduação – Pós Graduação. Educação Física Escolar-Voleibol-Natação-Administração Esportiva Técnico Esportivo, Colégios-Clubes-Seleção Estadual- Centros Esportivos Futebol-Natação-Voleibol(Amapá-Pernambuco-São Paulo). Gestor Educação Física: Coordenador. Diretor- (Pernambuco) Delegado adjunto MEC. Conselhos(Recife-Pernambuco) Municipal e Estadual Esportes-Regional Educação Física/PE. Comissões: SEEDMEC Reformulação Desporto Nacional. Nascional Educação Física no 3º grau. Voluntário: Olímpiadas Rio 2016 Jogos Olímpicos Juventude(Argentina). Panathlon Internacional. Honraria: Medalhas-Governo Pernambuco classe ouro Educação Física e Desporto.
Kátia Brandão Cavalcanti
Cadeira 20
Natal/RN
Graduada em Educação Física pela UFRJ, 1974; Especialista em Lazer pela PUCRS, 1976; Mestre em Educação Física pela UFRJ, 1982; Doutora em Filosofia pela UGF, 1984; Pós-Doutora em Motricidade Humana pela FMH/UTL, 1994. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na UGF, UFRJ, UFRN, nas áreas de Educação e Saúde. Concepção e coordenação do grupo de pesquisa Corporeidade e Educação – BACOR/UFRN/CNPq, 1995 – 2005. Consultora Técnica do projeto LAPICS – Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, de 2012 até o presente.
Hélio José Bastos Carneiro de Campos
Cadeira 21
Salvador/BA
Graduado em Educação Física pela UCSAL, Doutor em Educação pela UFBA, Livre Docente em Educação Física pela AWU/IOWA/USA, Especialista em Metodologia da Pesquisa Cientifica pela UCSAL, Especialista em Atletismo (COM/OEA), Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina, Pesquisador do Grupo de Pesquisa CAMINHO da EBMSP, Formado em Capoeira Regional por Mestre Bimba, Mestre de Capoeira da Ginga Associação de Capoeira, Professor Titular aposentado da UCSAl, Professor aposentado da UFBA, Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Membro da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF), Medalha Professor Manoel Gomes Tubino (FIEP), Prêmio Berimbau de Ouro (FECABA), Medalha do Mérito da Educação Física e Esportes do Estado da Bahia (CREF-Ba) e Ordem do Mérito, The Open International University For Complementary Medicines.
Artemis de Araujo Soares
Cadeira 22
Manaus/AM
É Professora Titular da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas Graduada em Educação Física e em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1973), com mestrado em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte na Universidade de São Paulo (1981). Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (1999). Atua no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA. Membro da Coordenação para o biênio 2018/2020. Pos-doc em Paris, na Université Paris-5 (Paris-Descartes) e na Université Rennes 2. Foi professora visitante da Université Rennes 2 em 2018/2019. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Física, CORPO, CORPOREIDADE E MULTICULTURALIDADE UFAM,. É membro da Academia Amazonense de Letras ocupando a cadeira número 40 desde novembro de 2017.
Eurly Kang Tourinho
Cadeira 23
Porto Velho/RO
Graduada Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física do Pará (1979), Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2004), Especialização em Pedagogia da Educação Física (UFRJ-1993), Honra ao Mérito de reconhecimento na qualidade de Membro Fundador em 1983 da Associação dos Docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Homenageada pela Federação Internacional de Educação Física – FIEP/RO como Pioneira da Educação Física em Porto Velho – RO (N° 028/2008) ano 59 da FIEP no Brasil, participante no Conselho Estadual de Desporto e Lazer – CONEDEL -RO (2015), Coordenação do Concurso Vestibular – Prova de Aptidão Física (1983 – 1985), Chefe de Departamento de Educação (1985), Chefe de Departamento de Educação Física (1998 – 2000), Membro do Colegiado do Curso de Educação Física ( 1997-1998), Inscrição no CONFEF/CREF 8 – Registro 000060-G/RO, Conselheira Efetiva do CREF 8 (2009 – 2014), Arbitra estadual de ginastica rítmica no ciclo 2017/2020, Presidente da Federação Rondoniense de Ginastica (2010-2018), participante no Projeto de Extensão ” Promovendo a Saúde de Pessoa Idosa na Comunidade” por vários períodos 2011 – 2021. Membro Efetivo da Academia Brasileira de Educação Física- ABEF (DESDE 2019). Integrante do Projeto de Extensão Idade Ativa (2021-2022). Atualmente é adjunto IV da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança e Expressão Corporal, Atividade Física, Educação Física Escolar e Qualidade de Vida.
Sandra Maria Souza Malcher
Cadeira 24
Belém/PA
Graduada em licenciatura Plena em Educação Física, pela Escola Superior de Educação Física do Pará – ESEFPA. Conselheira e Membro da Diretoria do Conselho Regional de Educação Física 18ª Região Pará e Amapá de 2015 a Dezembro de 2024. Ø Delegada Adjunta- Federação Internacional de Educação Física e Esporte- FIEPS-PA Ø Conselheira no Conselho da Pessoa com Deficiência2010/2014. Ø Rotariana associada ao Rotary Club de Belém, onde já assumiu as Funções, de Presidente, Secretária Executiva, Secretária, Coordenadora de Projetos Humanitários. Ø Embaixadora do Programa Hepatite Zero Ø Governadora Assistente no distrito 4720 – 2021-22 do Rotary que abrange os Estados do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Roraima e Rondônia Ø Título Paul Harris Ø Honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física- Brasilia 13/12/2016 Ø Honraria Prof. Nagib Coelho Matni – Belém 2017 Ø Comenda Mulheres do Norte – março 2021 Ø Confreira, cadeira nº 15 – Academia Brasileira Rotária de Letras- Secção Pará. Membro Fundador da Federação Paraense de Atletismo, primeira mulher a ocupar um cargo de Presidente no Atletismo Brasileiro.
Rinaldo Bernardelli Júnior
Cadeira 25
Curitiba/PR
Graduado em Educação Física pela Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho – FAEFIJA (1980), graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR (1984) Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR (2003) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (2011). Foi: Pró-Reitor de Planejamento e Avaliação da UENP, Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná- CREF-Pr, e por 10 anos, Diretor da FAEFIJA, Coordenador de Relações Internacionais e Vice-Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP de 2010 a 2013 e Reitor em exercício de 2013 a 2014. Atualmente é professor convidado da Faculdade IBRATE. Secretário Nacional da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva- FIEPS, Conselheiro Federal do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF.
Lucicleia Barreto Queiroz
Cadeira 26
Rio Branco/AC
Doutora em Ciências da Educação (Universidade do Porto, Portugal, 2013). Mestre em Educação Física USP (1991). Experiência no Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós Graduação e Gestão. Docente dos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da UFAC. Coordena e ministra cursos de pós graduação, projetos de pesquisa, extensão e conclusão de curso. Fundadora e Presidente da Federação Aquática do Acre, Coordenadora Seccional do CREF 8 e Delegada da FIEP/AC. Membro do Conselho Universitário. Atualmente é Diretora de Apoio à Formação Acadêmica da Pró Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Acre. Autora do livro Juventude, Lazer e Políticas Públicas no Acre. Ocupante da cadeira 26 da Academia Brasileira de Educação Física. Presta serviços voluntários ao Rotary Internacional.
Valdeci da Silveira Barbosa
Cadeira 27
Macapá/AP
Graduado em Educação Física -Reg. MEC LP950017 Escola Superior de Educação Física. Entidade: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Especialização: Natação. MENÇÕES DE MÉRITO: Honra ao mérito da Escola Superior de Educação Física do Pará; Honra ao Mérito do Colégio Santa Bartolomea Capitanio; Honra ao Mérito da Polícia Militar do Amapá – Gerente do Projeto Social “Peixinhos Voadores”; Técnico do ano da Federação Amapaense de Esportes Aquáticos; Cruz de Prata da Federação Internacional de Educação Física; Medalha Prof. Silvio Raso 2009- Federação Internacional de Educação Física; Honra ao Mérito da Federação Internacional de Ed. Física; Delegado de honra da Federação Internacional de Ed. Física; Medalha Professor Manoel Tubino – Federação Internacional de Educação Física – FIEP.
Jorge Olimpio Bento
Cadeira 28
Portugal
Graduado em Educação Fìsica, pelo antigo INEF, de Lisboa. (1972); Doutor em Pedagogia, pela Universidade Greifswald, Alemanha. (1982); professor Catedrático, na faculdade deDesporto da Universidade de Porto. Doutor Honoris Causa, pela universidade Federal do Amazonas, Manaus e Doutor Honoris CAusa, pela Kasetsart University, Bangkok (Tailândia). Comendador da ordem do Rio Branco, Condecoração atribuída pelo presidente da república federativa do BRasil, Fernando Henrique Cardoso, em 20 de maio de 1996. Foi presidente do conselho científico da faculdade de desporto da universidade do porto, pró-reitor da universidade do Porto, vereador da Câmara Municipal do Porto, presidente do conselho superior de Desporo de Portugal, diretor da faculdade de desporto da universidade do Porto. Possui inúmera honrarias entre títulos, troféus, medalhas e outros.
José Fernandes Filho
Cadeira 29
Rio de Janeiro/RJ
Vice Presidente da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva – FIEPS para a América do Sul; Editor do Periódico FIEP BULLETIN; Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EEFD-UFRJ; Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Biociência do Movimento Humano -LABIMH-HU-UFRJ; Professor aposentado da Escola de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Doutor em Educação Física, com ênfase em genética aplicada ao esporte, pelo Instituto de Investigação Científica de Cultura Física e Esportes da Rússia (1997); graduado em Pedagogia, Licenciatura Plena, pela Associação Cultural e Educacional de Barretos (1993); graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos (1978). Vice-Presidente da ABEF – Academia Brasileira de Educação Física.
Cassio Hartmann
Cadeira 30
Maceió-AL
Graduado Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 1995). Doutor por Reconhecimento de Saberes e Competências CAPES/MEC (IFAL/2013). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2005). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFAL/Maceió), Secretário da Academia Brasileira de Educação Física – ABEF. Vice-presidente e membro fundador do Clube Filatélico da FIEPS. Acadêmico Honorário da Academia Maceioense de Letras – AML. Acadêmico da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas – ALAPA na Cadeira nº 39. Membro do Clube Filatélico e Numismático de Alagoas. Delegado Nacional Adjunto da FIEPS-BRASIL. Delegado Adjunto FIEPS/AL, Professor de Educação Física SEM FRONTEIRAS, Coordenador Científico temas livres orais da FIEPS, Conselheiro e 1º Tesoureiro do Conselho Regional de Educação Física 19º Região Alagoas. Presidente da Comissão Especial de Saúde do CREF 19AL. Líder do grupo de Pesquisa GERGILA – Grupo de Ergonomia e Ginástica Laboral cadastrado no CNPq.
Almir Adolfo Gruhn
Cadeira 31
Foz do Iguaçu/PR
Graduado Educação Física pela APROCRUZ 1982 – Cruz Alta/RS e Especialista Didática Geral 1998. Doctor In Education (Honoris Causa) Logos University Int. Florida, USA 2017. Doctor Honoris Causa ISJ – Instituto Técnico Superior de Salud “San José” Ciudad San Estanislau – Paraguay 2017. Delegado Nacional FIEP Brasil desde 1992, Coordenador Casa da Educação Física Foz Iguaçu desde 2005, Idealizador Projeto Professores Educação Física Sem Fronteiras 2007, Presidente Mundial da FIEPS desde 2009. Conselheiro Federal e 1º Secretário do Conselho Federal de Educação Física 1998 a 2021. Presidente ABEF – Academia Brasileira de Educação Física 2019. Idealizador da ALEF – Academia Latino-Americana de Educação Física 2019. Coordenador Congressos Internacionais Educação Física em Foz do Iguaçu, 36 edições com 75 mil professores participantes Brasil de 51 países. Participou 350 eventos 34 países recebeu 303 condecorações e honrarias.
Jorge Steinhilber
Cadeira 32
Rio de Janeiro/RJ
Graduado em Educação Física pela UFRJ (Universidade do Brasil). Graduado em Supervisão e Administração Escolar – UCB. Mestre Ciência da Motricidade Humana – UCB. MPA em Controle Externo – FGV. Gestão de Qualidade – formação em auditor interno – COPPEQ UFRJ. Aposentado Professor de Educação Física do Município do RJ. Prof. de Educação Física em Escolas Privadas. Assessor de Educação Física Secretaria Municipal de Educação RJ. Coordenador Jogos Estudantis do Município do RJ. Idealizador Programa de Férias do Município do RJ. Assessor Planejamento da Secretaria de Esporte Município do RJ. Gerente Nacional do Esporte Para Todos. Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Presidente da APEFRio. Idealizador Movimento Pela Regulamentação do Profissional de Educação Física. Ex-Presidente do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Escritor de artigos e livros, com destaque: Bases do Ensino do Primeiro grau, SMERJ. Uma Abordagem para Educação Física de 1ª a 4ª séria, SMERJ. Regulamento de Jogos Estudantis. Programa de Férias; Profissional de Educação Física Existe?. Regulamentação da Profissão de Educação Física: “a que caminhos poderá nos levar” e “Aspectos Históricos”. Palestrante e conferencista em diversos Congressos e Seminários nacionais e internacionais, principais temas: Educação Física escolar, Ética e Regulamentação da Profissão de Educação Física. Participante de bancas examinadoras. Inúmeras moções da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Medalha do Mérito na Assistência ao Estudante, agraciado pela Fundação de Assistência ao Estudante do Ministério da Educação. Honra ao Mérito, conferido pela Federação Internacional de Educação Física no Brasil. Medalha de Ouro, concedida pela Federação Internacional de Educação Física. Medalha “Mérito Presidente Juscelino Kubitschek”, concedida pela Academia Brasileira de Medalhística Militar. Cidadão do Estado do Rio de Janeiro – Assembleia Legislativa. Homenagem Comitê Olímpico Internacional – COI. Honra ao Mérito – FIEP. Medalha Pedro Ernesto – Câmara Municipal RJ.
Victor Keihan Rodrigues Matsudo
Cadeira 33
São Paulo/SP
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1973); Especialista em Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); Especializado em Medicina Esportiva pela Universidade de São Paulo (USP); é Livre-Docente em Medicina pela Universidade Gama Filho. Atualmente é Diretor Científico do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul; Coordenador Geral do Programa Agita São Paulo – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Vice-Presidente do ICSSPE – International Council of Sport Science and Physical Education; Coordenador Geral do Agita Mundo Network; Membro da Comissão de Nutrição Esportiva do Comitê Olimpico Internacional; Membro do International Council for Physical Activity and Fitness Research; Coordenador da Rede de Atividade Física das Américas.
Paulo Ernesto Antonelli
Cadeira 34
Ouro Preto/MG
Graduado em Letras Português / Francês – Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Palmas (1976). Graduado mm Educação Física – Faculdades Integradas Católicas de Palmas (1986). Possui especialização pela Universidade Federal de Santa Maria – RS (1989); Mestrado em Educação / Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação Física, Saúde e Terceira Idade pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto / Portugal (2007). É professor efetivo, na Atualidade, Associado na Universidade Federal de Ouro Preto-mg. Ministrante de Palestras nos países: México, Venezuela, Espanha, Portugal, Paraguai, Argentina e Marrocos. Na FIEP – Federação Internacional de Educação Física iniciou como delegado adjunto da FIEP/PR, delegado regional da FIEP/PR e tesoureiro mundial da FIEP (2000 a 2012), Atualmente é Delegado Adjunto da FIEPS/MG e conselheiro regional do CREF/MG. Recebeu inúmeras homenagens entre as quais, diploma do COI – Comitê Olímpico Internacional, A cruz de prata da FIEP, Diploma de Honra da FIEP Brasil nos 50 e 60 Anos e da FIEP Mundial nos 80 e 90 anos, professor Homenageado na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Troféu 10 Anos do Crefe/PR. Medalha Sylvio Raso, Medalha Prof. Manoel Jose Gomes Tubino. Tesoureiro Abef – Academia Brasileira de Educação Física.
Gabriel Cesar Dias Lopes
Cadeira 35
Teresópolis/RJ
Graduado em Direito, Recursos Humanos e Administração. Especialista em Psicanálise, Neurociência Clínica, Acupuntura e Homeopatia. Membro da Associação Americana de Psicologia (APA), Membro da Associação de Saúde Mental da Austrália e Nova Zelândia. Professor de Saúde Mental na Faculdade de Ciências Médicas e Jurídica (FACMED), Professor na Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Pro Deo State University (New York, EUA), recebeu o Prêmio de honra e distinção na Educação pela Casa dos Representantes do Estado do Texas. Portador da Comenda Manoel Tubino (FIEP), Acadêmico Imortal na Academia Brasileira de Educação Física (ABEF), Embaixador da Boa Vontade para o Estado do Arkansas e Cidadão da Terra pela UNESCO. Possui Mestrado em Educação e Mestrado em Administração, PHD em Psicanálise pela City University e Doutor em Educação pela SAL/ASIA. Fundador/Presidente e Reitor Ad vitam da Logos University International, UniLogos.
Alberto Reinaldo Reppold Filho
Cadeira 36
Rio Grande do Sul/RS
Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1983. Especialista em Desportos Coletivos pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, em 1985. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, e Doutor em Educação pela Universidade de Leeds, Reino Unido, em 2000. Realizou estágios de pós-doutoramento na Universidade Charles, na República Tcheca, em 2018, e na Universidade de Esportes de Colônia, Alemanha, em 2019. É Professor Titular da ESEFID-UFRGS, onde atua, desde 1985, como professor no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Foi Diretor e Vice-Diretor da ESEFID-UFRGS. Na mesma instituição, coordena o Centro de Estudos Olímpicos e Paralímpicos. É membro da Academia Olímpica Brasileira e da Academia Olímpica de Portugal. Atua como professor convidado nos cursos da Academia Olímpica Internacional, na Grécia, no Mestrado Internacional em Integridade e Ética no Esporte, com sede na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e no Mestrado em Estudos Olímpicos, na Universidade de Esportes de Colônia, na Alemanha. Suas áreas de ensino e pesquisa são políticas públicas e ética aplicada à gestão do esporte.
Nestor Soares Publio
Cadeira 37
São Paulo/SP
Graduado em Educação Física, pela pioneira da Educação Física no Brasil, EEF da Polícia Militar do estado de SP em 1959. Comandante e diretor de ensino da EEF da PM Comandante e Diretor de Ensino da EEF da PM (1976/1981). Especialista em finastica olimpica, tendo sido o primerio arbitro brasileiro a atuar em jogos olimpicos(Moscou 1980). Foi presidente da Federação Paulista de Ginastica e do Concelho de Assessores de Ginastica da CBDB. Foi instrutor de Educação Física Geral, Gisnastica de Solo e Aparelhos, natação polo e remo e metodologia da EF. Foi professor voluntario auxiliar de ensino, e docente na EEFE da USP, foi coordenador do curso de EF da Universidade Bandeirante, concelheirodo CREF-4/SP, panathleta desde 1976 delegado da FIEP, desde 1978, e concelheiro federal no período 2016/2020. Coordenou a pedido do DED/MEC os JEBs de 1972, em Maceió, Alagoas e em 1978 em São Luiz no Maranhão.
Ivaldo Brandão Vieira
Cadeira 38
Rio de Janeiro/RJ
Graduado em Licenciatura em Educaçao Física pela Escola de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (1980), graduação em Licenciatura Em Matemática pela Fundação Educacional Universitária Campograndense (1980) e mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2000). Atualmente é ex-docente i – d ref 9 – Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Professor auxiliar de ensino do Centro Universitário Celso Lisboa, licenciado, e vice presidente – Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua experiência na área de Educação Física, tem como ênfase á Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: Desporto adaptado e alto rendimento, Educação Física e inclusão, Gestão em Desporto Paralímpico, Atividade física e lazer adaptado, Esporte Escolar e Incluão, Deficiencia atividade fisica.
Runer Augusto Marson
Cadeira 39
Rio de Janeiro/RJ
Graduado em Educação Física (2000), Mestrado (2003) em Ciências da Motricidade (Biomecânica), Doutorado (2008) em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale da Paraíba (UNIVAP) e Ciências aplicada à Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pesquisador do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) no Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, Neuromecânica aplicada, Processamento de Sinais Digitais e Desempenho Militar.
Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Cadeira 40
Campo Grande/MS
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, possui Especialização em Educação Física e Desporto Escolar, Mestrado e Doutorado em Educação. Foi professor de Educação Física em escolas da educação básica de Mato Grosso do Sul de 1985 a 1996. É professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando como docente do Curso de Educação Física desde 1996, sendo Coordenador do referido curso durante dez anos. É coordenador do Laboratório de Pedagogia do Movimento, Diretor Científico do Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação, presidente da Comissão Interna de Avaliação Docente e Decano do Comitê de Ética em Pesquisa da referida universidade.
Luisa Parente Ribeiro Rodrigues de Carvalho
Cadeira 41
Rio de Janeiro/RJ
Graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995) e dois anos depois em Direito pela Universidade Candido Mendes. Concluiu o MBA Executivo na COPPEAD-UFRJ em 2014. Iniciou a carreira como atleta de ginástica artística aos 6 anos, no Clube de Regatas do Flamengo. Ao longo dos 16 anos em que competiu, participou de torneios no Brasil e no exterior, tendo sido campeã brasileira em todas as categorias que disputou: mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto. Foi a primeira ginasta brasileira a participar de duas Olimpíadas consecutivas, em Seul 1988 onde foi finalista olímpica e Barcelona 1992. Também se tornou a primeira brasileira a conquistar duas medalhas de ouro na ginástica artística em Jogos Pan-Americanos, em Havana 1991, no salto e nas barras assimétricas. Encerrou a carreira esportiva aos 22 anos, nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata (1995), na Argentina. Em 2016, Luisa passou a atuar como membro auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, TJD-AD até sua nomeação como Secretária Nacional desde Agosto de 2019.